O QUE TEM QUE SER FEITO PARA DAR ENTRADA EM UM DIVÓRCIO?
- Lhiara Menezes
- 9 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Você está pensando em se divorciar? Entenda abaixo o que precisa ser feito para dar entrada

O que é divórcio?
O divórcio é um processo legal que permite o fim definitivo do casamento entre duas pessoas. É uma oportunidade para começar de novo e seguir em frente.
É uma via legal que oferece liberdade e independência para ambos os cônjuges, permitindo que possam seguir suas vidas separadamente.
É um passo importante para aqueles que buscam uma nova fase em suas vidas, oferecendo a chance de construir um futuro diferente, alinhado aos seus objetivos e desejos.
Durante o processo de divórcio, são tratados de assuntos como a dissolução do vínculo matrimonial, a manutenção do nome de casada ou a retomada do nome de solteira, a partilha de bens, a pensão alimentícia, a guarda dos filhos e o regime de convivência com eles.
Diferenças entre divórcio consensual e divórcio litigioso
Quando falamos em divórcios, existem caminhos que podem ser seguidos.
Primeiramente, temos o divórcio consensual, que é quando o casal está de acordo com a separação e deseja encerrar o casamento de forma amigável, podendo ser realizado de forma extrajudicial (quando não há filhos menores ou incapazes) ou de forma judicial.
Também temos o divórcio litigioso, que ocorre quando o casal não está de acordo com a separação e não consegue resolver as questões que envolvem o fim da relação. Nesse caso, o divórcio litigioso só é possível de forma judicial.
O que tem que fazer para se divorciar?
A decisão de se divorciar não é simples, e surgem inúmeros medos. No entanto, é importante compreender que manter-se em uma relação que já acabou só trará mais dor. A formalização do divórcio é extremamente importante para garantir seus direitos de forma adequada. O primeiro passo, após a decisão de se divorciar, é consultar uma advogada especialista em divórcio, para que ela possa orientá-la da melhor forma possível e garantir sua proteção.
Com a advogada especialista, será definido os próximos passos e o melhor caminho a seguir para o divórcio, além de toda a documentação necessária para dar início ao processo.
Documentações
A documentação necessária para o procedimento de divórcio pode variar de acordo com cada caso, mas existem alguns documentos comuns na maioria das situações:
· Certidão de casamento
· RG e CPF dos cônjuges
· Comprovante de residência
· Rol de bens a serem partilhados
· Certidão de nascimentos dos filhos
A importância de uma advogada especialista ao seu lado
Para que o divórcio seja realizado, é necessária a presença de um advogado, seja no divórcio consensual ou no divórcio litigioso.
Uma advogada familiarista pode oferecer orientação jurídica especializada e ajudar a proteger seus direitos durante o divórcio. Ela pode ajudá-la a entender seus direitos legais, orientá-la sobre o processo de divórcio e representá-la nas negociações com seu ex-cônjuge.
Ao se preparar com antecedência e buscar orientação jurídica adequada, você estará melhor equipada para passar pelo processo de divórcio com confiança e proteger seus interesses e os de seus filhos.
Comentários